Notícias da Região - Rádio Voz da Planície

Notícias da Região - Alentejo Magazine

Notícias da Região - Radio Pax Beja

008 Extra 300x250

Castro da Cola

Castro da Cola

Arqueologia

No povoado de Castro da Cola encontram-se poucos vestígios romanos, mas uma herança muçulmana interessantíssima e traços cristãos da época medieval.

De Castro da Cola, em Ourique, rezam lendas de assombrações, de tesouros ou mouras encantadas e à sua volta espalham-se na paisagem as marcas que o Homem deixou desde tempos imemoriais.

Entre a descoberta de antigos povoados e monumentos funerários, é possível encontrar vestígios que datam desde o Neolítico à Idade Média, passando pela Idade do Bronze.

Antas, necrópoles da Idade do Ferro ou povoados da mesma época, uma povoação calcolítica, são alguns dos 15 sítios arqueológicos que se conhecem na região, numa área de cerca de 15km2.

Agricultura, caça, pesca, são muitas as actividades que se desenvolveram determinando a ocupação permanente desta terra fértil, dominada pelo rio Mira. Além disso, atesta-se a frequente recorrência à exploração dos diversos recursos mineiros disponíveis. Corrobora-se, deste modo, que os critérios de fixação destas populações foram primacialmente ditados pela riqueza e eclectismo dos recursos cinegéticos da zona. E, terá sido nesse mesmo âmbito que foram de igual modo edificados monumentos sepulcrais..

O sítio arqueológico do Castro da Cola está classificado como Imóvel de Interesse Público (IIP), Dec. 29/60, DP, 17-07-1990. O Castro da Cola está classificado como Monumento Nacional (MN), Dec. 16-06-1910, DP, 23-06-1910. É da responsabilidade do Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR), e a técnica responsável é a Dr.ª Deolinda Tavares, Direcção Regional de Évora (DRE-IPPAR).

Informação técnica e outras acerca deste sítio arqueológico está disponível no site do IPPAR

Santuário de Nossa Senhora da Cola

O Santuário de Nossa Senhora da Cola, situado no perímetro do Castro da Cola, celebra a Natividade de Nossa Senhora e tem grande devoção popular do povo do Baixo Alentejo.

A sua construção data do século XVII. A substituir a Imagem primitiva, do século XIV, existe uma em talha dourada, do século XVII.

A principal romaria realiza-se a 7 e 8 de Setembro, mas no mês de Maio também se efectuam diversas manifestações religiosas, sem data fixa.

Mais sobre o Castro da Cola na Internet:
Wikipedia
Visit Portugal

Sem comentários:

Desporto - A Bola

Turismo - Rotas & Destinos

Hotels.com
Air Berlin - vôos desde 29 euros

Cultura - Blitz

Cultura - Sic/Cartaz